sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Aécio Neves - "empresas públicas podem ser eficientes"
O vídeo abaixo mostra um trecho da palestra de Aécio Neves falando sobre a importância de uma boa gestão para a eficiência das empresas públicas e citando a Cemig como exemplo para Brasil.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Conheça algumas realizações de Aécio Neves enquanto Deputado Federal
Algumas realizações de Aécio Neves naquela época já demonstravam suas habilidades como gestor público. Ele conseguiu economizar 51 milhões de reais por meio de um novo modelo de gestão interna com pregão eletrônico para compras e contratos da Câmara, além de cortes de despesas e ações de redução de energia e reciclagem de lixo.
Outras ações de destaque:
Criação do “Pacote Ético” que pôs fim à imunidade parlamentar para crimes comuns.
Criação do “Conselho de Ética da Câmara” e aprovação do “Código de Ética e Decoro Parlamentar”.
Criação da “Ouvidoria Parlamentar”, responsável por encaminhar ao Tribunal de Contas da União, à Polícia Federal ou ao Ministério Público denúncias de irregularidades apontadas pela população.
Criação da “Comissão Permanente de Legislação Participativa”, que passou a permitir a apresentação de propostas de entidades civis para formulação de projetos que pudessem tramitar na Câmara.
Criação da verba indenizatória e do “Núcleo de Fiscalização e Controle da Verba Indenizatória”, subordinado à “Diretoria de Finanças, Orçamento e Contabilidade”, para acompanhar os gastos com os recursos – que só poderiam ser relativos ao exercício do mandato - e as devidas comprovações. Era previsto o controle intenso de todos os gastos, inclusive com auditoria.
Negociou a limitação do uso de medidas provisórias, permitindo que cerca de 65% das medidas votadas partissem do Poder Legislativo e não mais do Poder Executivo.
Leia mais sobre Aécio Neves no Aécio Blog
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Aécio Neves defende Minas da guerra fiscal
A guerra fiscal é uma disputa na qual cada estado tenta dar mais vantagens às empresas, com redução de tributos, facilidades de aquisição de terras, dentre outros. As empresas lucram com esse "leilão" enquanto que os estados perdem muito ao longo prazo e, conseqüentemente a sociedade também sai perdendo.
Aécio explica sua atitude: "Tomei uma decisão política de reação. Não poderia permitir que essa perversa guerra fiscal continuasse tirando empresas e empregos de Minas, em especial da Zona da Mata. Digo sempre que a guerra fiscal não é o melhor caminho. Mas estou dando o mesmo tratamento fiscal que o Rio de Janeiro tem dado às empresas que lá se instalam."
Fonte
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Governo Aécio - exemplo de boa gestão e de sustentabilidade
A Revista Exame publicou uma reportagem que explica como o Governo de Minas conseguiu economizar gastos realizando “compras sustentáveis” – conceito que prioriza produtos reciclados e reaproveitáveis e que considera todos os custos ao longo da vida útil do material.
Os números apresentados pela reportagem da Exame sobre a redução de custos conquistados pelo Governo de Minas são impressionantes. Somente com a compra de asfalto-borracha, feito com pneus velhos, o governo conseguiu economizar 37 milhões de reais em 2008. Essa é mais uma iniciativa que segue a lógica do Choque de Gestão que realiza um rigoroso corte de gastos com a máquina pública.
Segundo a revista Exame “os resultados do programa de compras sustentáveis no estado de Minas Gerais representam um dos melhores exemplos brasileiros de uma tendência que cresce em todo o mundo - a preocupação de governos com a sustentabilidade de suas atividades”.
Fonte: reportagem de Eduardo Pegurier em 12.11.2009
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Aécio Neves mais perto da Presidência

O governador de Minas Gerais Aécio Neves vê suas chances de ser o candidato do PSDB à Presidência crescer a cada dia. Entenda porque Aécio tem grandes chances de ser presidente
Ciro Gomes, um dos postulantes à Presidência afirmou que se Aécio for o escolhido do PSDB ele desiste de concorrer ao cargo.
http://www.youtube.com/watch?v=08830QDgpHw
José Serra reconhece todo potencial de Aécio e já teceu elogios ao trabalho do governador de Minas Gerais e sabe que sem o apoio do mineiro, não conseguirá se eleger.
http://www.youtube.com/watch?v=08830QDgpHw
Sérgio Guerra, Presidente do PSDB disse que Aécio é mais amplo politicamente do que Serra.
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=22098
O presidente do DEM, Rodrigo Maia defende a candidatura de Aécio por entender que ele tem maior capacidade de agregar: “Eu acho que a candidatura do governador Aécio vai representar uma capacidade de agregar, trazer novos aliados e poder mexer nesse processo político, onde o governo, nesse momento, caminha sozinho.
http://www.democratas.org.br/news_view.asp?id=%7B02DA0372-61E6-4B45-9092-33305AAC0F91%7D
Pesquisa da Vox Populi mostra que Aécio Neves já superou Dilma Rouseff.
http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2088/artigo156172-1.htm
Aécio Neves é avaliado como o melhor governador do Brasil
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u540115.shtml
A revista Carta Capital produziu uma reportagem que mostra as chances de Aécio e explicou porque Lula e o PT temem Aécio como candidato.
http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=8&i=5375
O jornalista Ricardo Noblat escreveu em seu blog que José Serra pode estar desistindo.
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/11/04/serra-pode-ceder-vez-aecio-237942.asp
Ministro das Comunicações Hélio Costa diz que se Aécio for candidato à Presidência poderá apoiar o governador mineiro ao invés de Dilma Roussef.
Cesar Maia critica José Serra
“O Serra diz que quer ser candidato, que será candidato, que pode ser candidato, e o partido parece não ter nada a ver com isso. É um populismo descarado. Lembra os piores caudilhos. Um caudilho do passado apontava o dedo para o candidato. Agora o próprio candidato aponta o dedo para si”
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/11/17/desembarcando-de-serra/
Mônica Bérgamo critica José Serra
“Serra abdicou de qualquer veleidade de lançar idéias e se cercou do que de mais barra-pesada existe na política e no jornalismo. Pela primeira vez liderando um processo – antes, sempre foi coadjuvante aparentemente rebelde de FHC -, expôs de tal maneira sua truculência e falta de visão estratégica que assustou a todos, inclusive a amigos que o conheciam há décadas. Agora, aparece aos olhos de todos – inclusive de aliados – como o truculento que irá parar o Brasil se eleito”.
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/11/17/desembarcando-de-serra/
Caetano Veloso:
“Vou falar em Aécio, de quem eu gosto muito. Talvez seja meu favorito entre os gestores. Porque acho que o Serra talvez ficasse mais isolado que o Aécio”.
Crédito da foto: Sérgio Pardellas e Fabiana Guedes