sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Políticas públicas inteligentes geram mais resultados e redução de custos na área de Segurança Pública em MG

Desde agosto de 2004, o governo de Minas realiza um esforço para a integração operacional das forças policiais no Estado. O objetivo é combater a criminalidade e diminuir os indicadores de violência no Estado.


Em dezembro de 2005, o governo inaugurou a primeira Região Integrada de Segurança Pública da Capital (Risp), reunindo, de forma pioneira, em um mesmo espaço físico, as polícias Militar e Civil. A Região Integrada é inédita na concepção da segurança pública em Minas Gerais. Pela primeira vez, num mesmo local, a Polícia Militar e a Polícia Civil compartilham informações e estabelecem estratégias e ações operacionais conjuntas.


A 1ª Região Integrada de Segurança Pública de Belo Horizonte foi criada para estabelecer um ambiente de compartilhamento de informações e promover o combate inteligente ao crime na capital mineira. Além de reduzir gastos, por reunir duas forças policiais no mesmo espaço físico, possibilita operações policiais mais efetivas e baratas, repressão mais qualificada aos infratores, além de dar à população uma resposta integrada das ações da força policial. Quanto melhor for o mecanismo para a troca de informações entre as polícias, maior será o sucesso no combate ao crime e a violência.


A integração das polícias, somada ao conjunto de ações do governo de Minas na área de segurança, está ajudando a reduzir a criminalidade no Estado. Números de uma pesquisa da Fundação João Pinheiro (divulgada em 4/06/2009), mostram que o índice de ocorrência de crimes violentos - homicídios, roubos, assaltos e estupros – verificado em Minas em 2008 é menor do que o registrado em 2000.


De acordo com pesquisa da Fundação João Pinheiro, o índice de crimes em Minas Gerais reduziu 36%, em relação a 2003. Em Belo Horizonte, a redução foi de 52% e, na Região Metropolitana a queda foi de 51% em 2008, em relação a 2003.

Fonte: Agência Minas

Vejam mais resultados neste vídeo



Nenhum comentário:

Postar um comentário