A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves construída por Aécio Neves recebe hoje o primeiro grupo de servidores para inaugurar os trabalhos na nova sede do Governo de Minas. Cerca de 1.800 pessoas das secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Governo (Segov) e do Gabinete Militar serão transferidos nesta segunda.
Em visita ao complexo, na última sexta-feira, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, garantiu que os funcionários encontrarão em pleno funcionamento os serviços de alimentação e transporte, além das novas estações de trabalho, já equipadas com telefones e computadores.
A princípio o Centro de Convivência contará com um restaurante de comida a quilo. Mas até abril, outras 30 lojas serão abertas, como lavanderia, farmácia, agência de viagem, lojas de roupas, lanchonetes e sorveterias.
Os servidores que começam a trabalhar na nova sede já receberam seus crachás, acompanhados de um manual com informações sobre o funcionamento da Cidade Administrativa, com lista de ramais e mapas.
No dia 1º de março, outros 1.000 servidores da Governadoria, Vice-Governadoria e Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) serão transferidos. Até outubro, haverá mudança mensal de 1.500 a 2 mil servidores.
Melhor estrutura de trabalho
As estações individuais de trabalho vão aumentar em 93% o número de servidores equipados com computador. “Os computadores são todos novos. Hoje temos casos de servidores que dividem mesa, computador e outros que ainda não têm internet nem computador. Aqui cada um vai ter acesso à sua estação de trabalho, seu espaço, que é individualizado”, explicou a secretária Renata Vilhena.
Novas linhas de ônibus
Três novas linhas de ônibus também começaram a operar esta manhã para levar os servidores para a Cidade Administrativa, que fica no bairro Serra Verde, em Belo Horizonte. São elas: 65 (Centro/Estação Vilarinho), 8650 (Estação São Gabriel/Cidade Administrativa) e 642 (Estação BHBus Venda Nova/Estação Vilarinho).
As novas linhas se somam à 6350, implantada em dezembro para ligar a Estação da BHBus no Barreiro à estação de metrô do Vilarinho, onde é feita a integração para a Cidade Administrativa. Em breve a linha 6350 será estendida, nos horários de pico, até a Cidade Administrativa.
O ônibus que fará a integração da estação de metrô Vilarinho até a Cidade Administrativa também já está em operação e é gratuito para os servidores com crachá. O trajeto é de cinco quilômetros e leva apenas sete minutos. A linha funciona de 7 da manhã às 19h, mas entre 19h e 21h, um ônibus continuará circulando para atender aqueles trabalharem até mais tarde.
As novas linhas foram implantadas após estudo conjunto realizado entre a BHTrans, Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Elas permitem a integração com o metrô de qualquer parte da Região Metropolitana que o servidor esteja.
O sistema de transporte foi desenhado para facilitar a mobilidade do servidor, de forma que ele utilize no máximo dois ônibus ou um ônibus e o metrô para ir de casa até o trabalho. O site da BHTrans (www.bhtrans.pbh.gov.br) disponibiliza um serviço do Google Maps, onde o funcionário poderá digitar seu endereço de residência, com destino “Cidade Administrativa” e descobrir qual a melhor maneira de chegar ao trabalho.
Com o crachá, o custo da passagem de integração entre ônibus e metrô será reduzido pela metade. Assim, quem utilizar dois ônibus para ir de casa até a Cidade Administrativa ou à Estação Vilarinho pagará R$ 3,45. Se for de ônibus e metrô, R$ 3,20. A compra de créditos ou recarga no crachá poderá ser feita nos postos da Transfácil, estações BHBus e do metrô.
Veja o itinerário completo das novas linhas de ônibus no site da Agência Minas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário