quinta-feira, 17 de junho de 2010

PIB mineiro tem crescimento superior ao do Brasil‏

Desempenho é reflexo das gestões de Aécio Neves e Antonio Anastasia e garante mais emprego e renda para a população

De acordo com a pesquisa realizada pelo Centro de Estatística e Informações (CEI) da Fundação João Pinheiro (FJP), o Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais no primeiro trimestre de 2010 foi 12,2% maior que o desempenho observado nos três primeiros meses de 2009, em termos reais. No Brasil, na mesma base de comparação, o produto apresentou acréscimo de 9,0%. Em relação ao primeiro trimestre de 2008 o Brasil teve, no período, crescimento acumulado de 6,6% e Minas Gerais de 6,5%. Estas e outras informações estão disponíveis no site da Fundação João Pinheiro.

Considerando a diferença entre o valor de produção e o consumo intermediário na atividade industrial, o volume do produto revela que o nível da atividade retornou ao mesmo patamar do primeiro trimestre de 2008. As taxas de crescimento acumulado no período foram de 2,7% para a indústria brasileira e de 1,4% para a indústria mineira. As taxas de crescimento acumuladas nos últimos quatro trimestres foram de 2,4% para a economia brasileira e 1,2% para a economia mineira.

“A economia mineira provavelmente continuará crescendo no mesmo ritmo nos próximos meses, já que os resultados vistos agora ainda são reflexos da retomada dos níveis pré-crise”, afirma o pesquisador do CEI, Reinaldo Carvalho de Morais.

A economia de Minas Gerais se destaca ainda pelo crescimento de 4,1% na produção de cana de açúcar, resultado que manteve o estado como segundo maior produtor nacional, à frente do estado do Paraná.

Setores

Estima-se que houve aumento de 19,7% na safra de café deste ano e por se tratar de um produto relevante da agricultura mineira, o produto tem elevado percentual no valor agregado do setor. “Contudo, como a colheita ocorre no segundo e terceiro trimestres do ano, os efeitos do aumento na produção não são captados no primeiro trimestre”, explica Morais.

A alta nos preços do carvão vegetal em Minas, que subiu em média 28,2% no primeiro trimestre de 2010 em relação ao mesmo período de 2009, aumentou a atividade da silvicultura e a exploração vegetal de Minas Gerais, com aumento de produção de 48,3%. “O bom resultado pode ser atribuído à retomada da demanda das indústrias siderúrgica e metalúrgica no estado que, em 2009, reduziram drasticamente o consumo do produto”, observa Reinaldo Carvalho de Morais.

O desempenho da produção animal mineira em 2010 foi impulsionado pelos acréscimos observados na produção da avicultura (9,2%), bovinocultura (7,7%) e na produção de suínos (4,8%). Inversamente, ocorreu uma queda na produção de ovos (-1,6%) e na produção de leite (-1,4%) no primeiro trimestre de 2010.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário