quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Governo Aécio Neves conquista importantes resultados na área de educação


Tabuada de sucesso de Aécio Neves: gestão de qualidade X altos investimentos ÷ entre milhares de alunos = Educação para futuro do Brasil

O Governador Aécio Neves deixará o cargo em março de 2010 e será sempre lembrado como o primeiro governador brasileiro a garantir nove anos de ensino fundamental na rede pública estadual.

A implantação do ensino fundamental com nove anos de duração é uma das mais importantes ações do governo de Minas Gerais para a melhoria da qualidade da educação no Estado. Entre 2004, primeiro ano da implantação do projeto, e 2008, já ingressaram na rede pública de ensino mais de 650 mil crianças com seis anos de idade.

São muitos os benefícios dessa iniciativa para as crianças. Freqüentando mais cedo a escola, o aluno dispõe de mais tempo para desenvolver suas habilidades e raciocínio, além de aprender os princípios de convivência social, cidadania, noções de direitos e deveres.

Os professores têm igualmente mais tempo para preparar as crianças para a leitura e a escrita, melhorando o aprendizado e reduzindo a repetência e a evasão escolar.

Ensino de Qualidade
O governo de Minas mede, por meio do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), o nível de leitura e escrita dos alunos de oito anos de idade matriculados no 3º ano do ensino fundamental.

Os resultados da avaliação de 2008 mostram grandes avanços. Entre os estudantes de oito anos matriculados nas escolas estaduais, 72,5% atingiu nível recomendável de leitura e escrita.

O percentual de alunos de nível intermediário caiu para 13,7%. A taxa de alunos classificados no nível baixo caiu de 18,9% para 13,8%.

Você Sabia?
Minas Gerais conquistou o maior número de medalhas na quarta edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada em 2008. Das três mil medalhas distribuídas, os mineiros ficaram com 778, sendo 80 de ouro, 226 de prata e 472 de bronze.

Educação Profissional
Minas Gerais tem o mais ousado programa de formação profissional de jovens do País, o chamado Programa de Educação Profissional (PEP). Ele foi lançado em outubro de 2007 pelo governo de Minas e vai qualificar para o trabalho, até 2010, aproximadamente 110 mil jovens. São 74 opções de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

O PEP é inovador por oferecer, num espaço curto de tempo, um grande número de vagas para o ensino profissional. Em vez de construir novas escolas para abrigar esses cursos, o governo de Minas decidiu aproveitar a capacidade instalada no Estado na área de formação profissional técnica em instituições privadas (filantrópicas, comunitárias, do sistema S e particulares) e instituições públicas (federais e municipais). Essas instituições são credenciadas e o governo paga pelas vagas oferecidas.

Projeto “Casa Escola”
O projeto "Casa Escola", do governo Aécio Neves vai melhorar a estrutura física de todas as escolas da rede estadual localizadas em zonas rurais.

O projeto vai substituir construções improvisadas e precárias por prédios mais funcionais e confortáveis, garantindo condições adequadas para o ensino e o aprendizado de qualidade.

Aécio Neves assinou um convênio para reformar ou construir 125 Casas Escolas em 22 municípios das regiões Norte, Nordeste e Noroeste do Estado. Até outubro deste ano, 319 unidades serão beneficiadas.

Fonte: Globo Minas
aecio neves gestão pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário