terça-feira, 14 de setembro de 2010

Anastasia quer ampliar programas de formação de atletas em Minas

Durante encontro com esportistas no Minas Tênis Clube, o governador, candidato à reeleição, apresentou as propostas de seu Plano de Governo para o esporte

O governador Antonio Anastasia afirmou, nesta terça-feira(14/09), que pretende ampliar os programas de apoio e formação de atletas em Minas Gerais. Em seu Plano de Governo, lançado na última semana, Anastasia propõe a ampliação do programa Minas Olímpica, com objetivo de formar atletas para grandes competições, como as Olimpíadas de 2016, e para inclusão dos jovens em situação de risco. Durante encontro no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, Anastasia afirmou que o esporte tem um caráter transformador na vida daqueles que o adotam como atividade integrante de sua vida.

No programa Minas Olímpica, os jovens se dedicam à prática de basquetebol, voleibol, handebol, futsal, futebol, natação, taekwondo, judô, ginástica olímpica e atletismo. O Estado mantém atualmente 33 oficinas em 29 municípios. São atendidos 2,6 mil jovens de 7 a 16 anos por meio do Minas Olímpica.

“Temos na questão do esporte uma grande oportunidade. Não só para realização das Olimpíadas no Brasil, em 2016, e a Copa do Mundo em 2014, inclusive aqui em Minas Gerais. No nosso Plano de Governo, temos o programa chamado Minas Olímpica, para formação de atletas para as Olimpíadas, utilizando também o esporte como uma forma de prevenção social e de cada vez mais inclusão dos jovens”, disse o governador.

Para Anastasia, cabe ao Estado fomentar e garantir a infraestrutura necessária para a prática do esporte, além de estimular as parcerias e o envolvimento com os diversos níveis de governo, empresários, clubes, as escolas e as famílias para preparar uma nova geração olímpica.

“O esporte torna o jovem uma pessoa mais capaz, mais preparada para enfrentar os desafios. Com o esporte podemos ter a participação ativa de toda a sociedade”, disse o governador.

Reconhecimento
Muito aplaudido pelos diretores e associados do Minas Tênis Clube, Anastasia também ouviu do presidente do Clube, Sérgio Bruno Zech Coelho, que a sua filosofia de gestão está cada vez mais avançada e sendo copiada. A expectativa, segundo ele, é a de que o governador Antonio Anastasia continue com esse trabalho no Governo de Minas.

“Temos muita coisa para caminharmos juntos dentro dessa sua filosofia de gestão, cada vez mais avançada. Quero dizer que para nós foi uma honra receber o senhor aqui como maior autoridade do Estado. E esperamos que o senhor tenha muito sucesso e que nós possamos continuar com esse trabalho”, disse Sérgio Zech.

Esporte e inclusão social
Uma das propostas do Plano de Governo do governador Antonio Anastasia é a criação do Programa Juventude Sem Risco. O objetivo é incentivar a prática esportiva no período noturno, como forma de combater, preventivamente, a criminalidade, fazendo uso dos espaços e equipamentos disponíveis nas escolas estaduais, de modo a oferecer uma alternativa de esporte e lazer para os grupos socialmente vulneráveis.

O governador também pretende intensificar os investimentos que tem ocorrido ao longo dos últimos anos, nos governos Aécio/Anastasia. Entre as ações propostas estão a formação e qualificação de mais de 2 mil professores de Educação Física, construção de ginásios poliesportivos, quadras de esporte e a continuidade do Programa Campos de Luz, que já levou iluminação a 602 campos de futebol amador em 374 municípios.

Também será dada continuidade ao Saúde na Praça. Por meio deste programa, o Governo do Estado reformou e construiu praças de esportes, com pistas de caminhada, ciclismo, playground e barras para a prática de exercícios, atendendo cerca de 100 cidades.

Foram implantados programas para atender crianças e jovens em todo o Estado, como o Minas Olímpica, que atende alunos de escolas públicas em horários alternativos ao da aula, com kits com material e uniforme.

Aprimoramento escolar
O governador disse que vai ampliar, também, o projeto Aprimoramento do Esporte Escolar, implantado nas Escolas de Tempo Integral para melhorar a qualidade da Educação Física, através da qualificação de professores da área. A qualificação conta com a parceria de instituições de ensino superior. Até o final de 2010 serão qualificados 2.410 professores de 1.362 Escolas de Tempo Integral.

O Governo de Minas também apoia atletas com deficiência em competições nacionais e internacionais. Dos 17 mineiros que integraram a delegação brasileira que disputou o Parapan Rio 2007, dez faziam parte do projeto e conquistaram 14 medalhas.

O Jimi, maior e mais tradicional competição do esporte especializado do Estado, teve a participação de 6.676 atletas de 630 equipes 186 municípios, na primeira etapa de 2010. Este ano, já foram realizados 1.012 jogos.

Nos Jogos Escolares, Jemg, estudantes de escolas públicas e particulares com idades entre 12 e 17 anos pelo segundo ano consecutivo, bateram o recorde de inscrições, com 160 mil alunos, de 667 municípios, neste ano. São projetos como o Centro de Treinamento Esportivo, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, o Governo de Minas tem colocado em prática projetos para a construção de pistas de atletismo e a construção do Parque Aquático, que está na segunda fase de construção. O Parque contará com áreas administrativa e de preparação física.

Uma das propostas apresentadas em seu plano de governo é o de incentivo às atividades físicas sem finalidade competitiva, acessíveis à maior parte da população, como uma alternativa para garantir às pessoas uma melhoria na qualidade de vida e nos níveis de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário